O Índice de Movimento do Comércio a Prazo (IMC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou um aumento das vendas na 1ª quinzena de julho de 2013. Tal resultado, na ordem de 5,1%, está diretamente relacionado ao dia útil a mais que este período conteve em relação aos primeiros quinze dias de julho de 2012. O contraste refere-se à comparação com o mesmo período do mês de junho de 2013, ocasião em que as vendas apresentaram um decréscimo de 6,4%. A justificativa para este dado é muito simples: o mês passado contou com uma data comemorativa expressiva para o comércio – o Dia dos Namorados.
“A primeira quinzena de julho, em relação ao mesmo período de 2012, foi beneficiada pelo efeito calendário – por ter tido um dia útil a mais. O 2º semestre costuma ser mais forte que o primeiro, porém, neste ano, o ritmo deverá ser mais lento do que o esperado no início de 2013″, afirmou o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato.
Mesmo com o aumento das vendas na primeira quinzena de julho, as projeções para o mês ainda são incertas, uma vez que o atual cenário econômico do País – que engloba uma série de fatores, tais como a alta da inflação, desaceleração da massa salarial, crédito para pessoa física no varejo em ritmo reduzido e queda da confiança do consumidor – pode interferir no resultado final.
Fonte: Associação Comercial de São Paulo (ACSP)
