Aquela ideia embrionária e arrojada tornou-se realidade. Nesta quarta-feira, 25 de setembro, a Sede da Associação Paulista de Supermercados (APAS), em São Paulo, foi palco da aula inaugural do 1º módulo de capacitação da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo, que, sob a temática principal “Estratégia de Categorias”, reúne 50 profissionais de 23 supermercados associados da APAS. O presidente João Galassi deu as boas vindas aos presentes e ressaltou a importância deste projeto em prol do setor, bem como o esforço da Associação em tornar viável este curso.
“A idealização do curso partiu da necessidade de melhorar o desempenho do setor varejista brasileiro, então, procuramos a McKinsey para realizar esta parceria, afinal, trata-se de uma consultoria global de gestão que trabalha com grandes varejistas do País, e que também tem atuação internacional. A APAS fez um grande investimento para proporcionar esta oportunidade a vocês. Aproveitem e tenham um ótimo dia”, afirmou o presidente.
Ari Kertesz, da McKinsey, ressaltou a parceria com a APAS e, de antemão, explicou os objetivos do curso aos supermercadistas. Segundo ele, o conteúdo do 1º módulo de capacitação gera impacto direto nos negócios do varejo e auxilia a estabelecer diretrizes para aspectos importantes referentes à tomada de decisão. “Será um treinamento com começo, meio e fim, com a ideia de proporcionar a aplicação do conteúdo na prática – sempre pautada na melhora dos resultados e produtividade da loja”, explicou.
De acordo com Kertesz, o módulo “Estratégia de Categorias” – que, por sinal, foi o mais votado entre os participantes no que diz respeito a um dos maiores gargalos existentes no setor – também objetiva tornar a compra mais fácil a partir do conhecimento mais profundo acerca do que atrai o cliente à loja. Em suma, o desafio é definir um objetivo e traçar os diferenciais em relação à concorrência. “Os clientes realizam 70% das compras na loja onde há o melhor serviço. Então, a ideia é focar nas categorias-chaves, tornar o ponto de venda mais atrativo, levando-se em consideração a adequada alocação do espaço, bem como focar nas categorias mais rentáveis. O resultado será um cliente mais fiel à loja”, completou.
Kertesz ainda destaca que no varejo “o melhor é aquele que ganha”. Neste contexto, ele explica que os cases de sucesso estão diretamente relacionados às empresas que optam por um ou dois diferenciais em relação à concorrência, o que proporciona a rápida identificação e lembrança da marca por parte dos consumidores. “A empresa tem que definir e priorizar este diferencial – seja preço, sortimento, conveniência ou serviço. O que não pode é ficar no meio do caminho”, concluiu.
A visão dos participantes
Teder Berbel Senis, gerente de compras dos Supermercados Confiança, de Bauru (interior de São Paulo), pretende colocar em prática todo o conteúdo adquirido ao longo dos três meses do curso, a fim de construir uma política de vender mais e melhor. “Queremos oferecer aquilo que o cliente deseja”, conta. “A expectativa para o curso é muito boa, uma vez que vamos trocar experiências, aprender com os cases de sucesso e, claro, trazer também as nossas dificuldades a fim de encontrar caminhos para quebrar as barreiras”, afirmou.
O diretor de vendas dos Supermercados Jaú Serve, José Donizeti Vieira, destaca a importância de adequar os conhecimentos à rotina de trabalho a fim de balizar a correta gestão do negócio. “Nossos objetivos passam pela melhora do serviço e do mix de produtos, cujo objetivo é aumentar a rentabilidade e prestar um melhor serviço aos clientes”. A expectativa do diretor para as próximas aulas é muito boa. “Queremos melhorar o gerenciamento das categorias e obter um incremento nos resultados”, completa.
Na visão de Sérgio Antônio Daher, diretor administrativo dos Supermercados Tome Leve, o curso possibilitará um melhor resultado da empresa a partir dos conhecimentos adquiridos sobre a melhor maneira de trabalhar os produtos no dia a dia, que, por consequência, trará mais rentabilidade. “Além disso, assim como dito pelo presidente Galassi, destaco o know how da McKinsey, então, realizar um curso que conta com uma empresa deste porte será fundamental para o nosso negócio”, conclui.
O 1º módulo de capacitação conta com a presença de 50 profissionais dos níveis gerencial e diretoria dos seguintes supermercados associados da APAS: Violeta, Laranjão, Buissa, São Vicente, Paraná, Coop – Cooperativa de Consumo, Alfredo Antunes, Enxuto, Confiança, Unissul Kuroda, Santa Cruz, Luccas, Portal, Yamauchi, Superbom, Matriz, Delta, Estrela, Frios Carvalho, Galassi, Rondon, Marsil e Jaú Serve.
Próxima turma
Os interessados em participar da segunda turma do 1º módulo de capacitação devem preencher, até o dia 31 de outubro, o formulário pelo link https://portalapas.vibezz.com.br/m3.asp?cod_pagina=2609.
Serviço:
1º Módulo da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo – “Estratégia de Categorias”
Datas: 25 e 26 de setembro, 16 e 17 de outubro e 26 e 27 de novembro
Horário: das 9h às 18h
Local: Sede da APAS
Endereço: Rua Pio XI, 1.200 – Alto da Lapa – São Paulo
Legenda da foto acima: Profissionais assistem à explanação do consultor da McKinsey

Legenda da foto acima: O presidente João Galassi realiza a abertura do 1º módulo de capacitação da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo
