Na última quinta-feira, a 47ª Convenção ABRAS foi palco de mais uma palestra internacional, desta vez, do norte-americano Michael Sansolo. O consultor destacou a importância dos supermercadistas ficarem atentos às mudanças que ocorrem no mundo, como por exemplo, a disparidade de renda, mudança populacional, poder da mulher no mercado de trabalho, entre outros.
O executivo utilizou-se de exemplos de relevância internacional, tais como o Google – maior site de busca do mundo -, a Best Buy – empresa norte-americana especializada em vendas de produtos eletrônicos – e personalidades, como Steve Jobs e Mark Zuckerberg, fundadores, respectivamente, das empresas Apple e Facebook.
“Steve Jobs mudou a maneira de usar o celular e Zuckerberg mudou a maneira das pessoas se comunicarem e fazer amizades. Para se ter sucesso nos negócios é fundamental acompanharmos as transformações comportamentais que acontecem no mundo, saber o que os clientes gostam, como se comunicam, em que confiam e acreditam, e também o que valorizam”, destacou.
Na visão de Sansolo, é preciso celebrar o passado, mas crescer pensando no futuro. “O que antes era exemplo, hoje já não é mais. É necessário encontrar uma maneira de conversar com a nova geração. As mídias sociais têm grande poder nesse processo, uma vez que 15% dos que usam têm 8 anos de idade, 40% estão na faixa entre 18 a 34 anos e 45% têm mais de 35 anos. Todo mundo está usando as mídias sociais”, contou.
E, nesse processo, ele destacou quatro etapas principais que devem ser levadas em consideração: ouvir, entender, participar e criar. “O empresário deve sempre se perguntar como pode mudar e como deve se preparar para o futuro. Sei que não é fácil viver em um mundo onde as mudanças são constantes, mas isso é apenas o começo. É preciso entender essas transformações e ver oportunidades. Supermercadista, desafie você mesmo a ser sempre melhor e lembre-se: o amanhã já foi”.
Fonte: Portal Abras