Após palestra de Teddy Goff – especialista em tecnologia digital que teve participação ativa na campanha eleitoral de sucesso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama -, foi a vez do empresário Stew Leonard Jr. conversar com os supermercadistas presentes na segunda palestra internacional realizada no dia 11 de setembro. Sob a temática “O cliente tem sempre razão”, o executivo contou as experiências vivenciadas no dia a dia da rede de lojas norte-americano e ressaltou a importância de “cuidar” do cliente.
“Em nossas lojas, temos as seguintes placas: 1 (o cliente tem sempre razão) e 2 (se o cliente não está certo, leia a regra 1). Se o seu cliente é bem tratado quando vai à loja, não existe nenhum tipo de propaganda melhor para divulgar o seu estabelecimento. Uma pessoa fala para a outra, e isso causa um grande impacto para o nome da empresa”, afirmou Stew Leonard Jr.
Fundada em 1969 como uma pequena loja de laticínios, a Stew Leonard’s conta hoje com quatro lojas – em breve deverá inaugurar a quinta unidade, em Long Island –, cujo conceito de frescor engloba laticínios para carnes, peixes, FLV, padaria, queijos e vinhos. A rede comercializa 2.000 itens, escolhidos especificamente pelo frescor, qualidade e valor. Trata-se de uma empresa com administração familiar e que conta com ambientação e layout bem diferenciados em relação aos supermercados tradicionais. A rede possui um faturamento aproximado de US$ 400 milhões.
O caminho do sucesso
Na visão de Stew Leonard Jr, o investimento nos funcionários é fundamental para o bom andamento dos negócios, que, por consequência, resulta em um melhor atendimento e na retenção dos clientes. “A Stew Leonard’s é reconhecida pela filosofia ‘cuide com carinho de seu próprio pessoal e eles retribuirão cuidando de seus clientes da mesma forma’ e, com isso, estamos no ranking da revista Fortune entre as ‘100 Melhores Empresas’ para trabalhar nos Estados Unidos por 10 anos consecutivos. Acredito que uma loja não pode ser um grande lugar para comprar, se não for um grande lugar para trabalhar”, destacou o executivo.
Conhecer o cliente é outra receita para o sucesso. “Precisamos saber quais são as expectativas dos clientes em relação a nossa loja e inseri-los nessas ações, a partir de promoções e descontos. Estamos sempre de olhos abertos para novas tendências e ideias, sendo que é importante deixar todos do departamento e os colaboradores empolgados com um novo produto, e esperar que isso seja transmitida para os clientes”.
Fonte: Portal ABRAS
Legenda da foto acima: supermercadistas vindos de todo o Brasil assistem à palestra