Nos últimos seis meses, Jundiaí retirou de circulação 480 toneladas de plástico e 132 milhões de sacolas distribuídas em supermercados. Esse é o resultado da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, apresentado à imprensa de Jundiaí na tarde da última sexta-feira (18 de fevereiro) na Associação Comercial de Jundiaí.
O município reduziu em 95% a distribuição das sacolas plásticas nos supermercados desde o início da campanha, idealizada pela APAS com o apoio da prefeitura. Anteriormente, Jundiaí produzia 22 milhões de sacolas por mês, o equivalente a 80 toneladas de plástico filme. O resultado foi possível com as sacolas biodegradáveis, que já tiveram 12 milhões de unidades vendidas ao preço de R$ 0,19, e também com as bolsas em tecido TNT, ao preço de R$ 1,85.
A APAS pretende levar essa experiência para todo o Estado de São Paulo. Além disso, o projeto chegará também a várias capitais do Brasil. O vice-presidente e diretor de Convênios APAS, Edivaldo Bronzeri, anunciou que Belo Horizonte será a primeira capital a adotar o programa de Jundiaí, a partir do dia 18 de abril, e Vitória (ES) será a segunda, a partir de julho próximo.
Brasil
No Brasil, são produzidas 210 mil toneladas anuais de plástico filme, a matéria-prima das sacolas plásticas, resultando na produção de 18 bilhões de sacolas. Calcula-se que determinado número dessas sacolas plásticas acabam servindo de lixeiras ou viram lixo, o que representa um volume de 9,7% de todo o lixo do País.

