O Dia dos Pais está entre as datas comemorativas mais importantes para o comércio eletrônico brasileiro, sendo superada apenas por ocasiões como o Natal e a Black Friday. Segundo um levantamento da Ebit Nielsen, no ano passado, a data movimentou R﹩ 2,5 bilhões, 20% a maisque o ano de 2018. Mas, apesar do cenário de recessão causado pela pandemia do Coronavírus, as vendas deste ano prometem desempenho maior que datas como Dia da Mães e Dia dos Namorados.
Pensando nisso, o olist , plataforma que ajuda qualquer lojista, online ou offline a vender mais e a dar liquidez ao estoque, reuniu algumas dicas para os varejistas se preparem e aumentarem as chances de ter mais vendas. Entre elas estão:
- Escolha produtos com alto potencial de vendas
Se engana quem pensa que nessa data o que tem mais potencial de vendas são chamadas “lembrancinhas”. Segundo Igor Castanho, coordenador de marketing do olist, o ticket médio de consumo no Dia dos Pais costuma ser de R﹩421,00. “Escolher produtos com alto potencial de vendas e oferecer preços competitivos é uma ótima estratégia para vender mais. Além disso, é importante ficar de olho nos produtos que tem maior popularidade de vendas”, comenta Igor.
Segundo Castanho, em 2019 as categorias mais populares foram as de perfumaria e cosméticos (18%), moda e acessórios (18%), casa e decoração (11%), eletrodomésticos (10%) e telefonia/celulares (6%). ” Em 2018, itens como livros, smartphones, remédios, tênis, suplementos, TVs e perfumes lideraram os mais procurados, mas este ano já é possível ver algumas mudanças”, conta Igor. Segundo o Google Trends, nos últimos 30 dias, as pesquisas por “caixa dia dos pais”, “presente dia dos pais” e “cesta dia dos pais” tiveram um aumento de 400%, 160% e 120% no volume de buscas, respectivamente.
- Prepare a loja para aumento da demanda
Se a loja virtual está no ar há mais de um ano, vale verificar o histórico de pedidos dos anos anteriores para usar como uma referência “Com base nessas informações é possível reforçar o estoque, comprando um volume maior de produtos. Isso permite uma negociação antecipada com os fornecedores, aumentando as chances de êxito. Além disso, é possível preparar e ampliar a equipe de apoio para dar conta do aumento no número de pedidos, agilizando o preparo e envio das encomendas”, explica Igor.
- Faça uma seleção criteriosa de fornecedores
As compras realizadas em datas como o Dia dos Pais possuem uma forte carga emocional e se o consumidor enfrentar algum tipo de problema, toda a frustração será projetada sobre a loja, prejudicando a reputação da marca.
Para não enfrentar situações como essa, é recomendado vender produtos de qualidade, ter atenção redobrada na entrega e apostar em itens com um bom período de garantia, ou seja, que não corra o risco de estragar até a entrega.
- Escolha os melhores canais de venda
Grande parte dos consumidores procuram produtos em sites das grandes redes,e os marketplaces tornam-se uma estratégia valiosa para quem quer vender mais. “Aproveitar o potencial dos marketplaces é fundamental em momentos como esse. Os marketplaces dão a oportunidade do lojista ampliar a abrangência geográfica do seu negócio, expondo os produtos para um número maior de clientes. Além disso, a venda nessas plataformas apresentam diversas vantagens que favorecem a gestão e o aumento do faturamento nas vendas online”, explica Igor.
- Envie os produtos dentro do prazo
Datas sazonais têm “prazo de validade”, por isso, a entrega tem que ser antes do segundo domingo do mês de agosto. É preciso monitorar constantemente os pedidos, fazendo o embalo e despacho rapidamente e, caso encontre algum problema na logística, é preciso avisar o cliente logo.
Segundo o coordenador de marketing do olist, as datas comemorativas criam picos de demanda no comércio eletrônico e, por isso, é imprescindível se planejar. “As datas comemorativas são uma excelente oportunidade para o lojista conquistar mais clientes e ampliar as vendas online. Apostar em entregas eficientes e de qualidade é um caminho fácil e promissor para garantir a fidelização dos novos clientes, o que gera efeitos positivos no longo prazo. Isso pode ser feito no Dia dos Pais ou em qualquer outra data sazonal em que há picos de demanda no comércio eletrônico”, finaliza Igor.