Substituir as sacolas descartáveis por reutilizáveis é um gesto simples e sustentável. A adoção desta prática, incentivada pela Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, requer uma mudança de comportamento nos consumidores e no setor supermercadista. Mais de 100 cidades paulistas já compreenderam a importância da redução do descarte irracional de sacolas e iniciaram ações de conscientização. Esses municípios, parceiros da APAS na Campanha, representam 75% da população de todo o Estado de São Paulo, com mais de 40 milhões de habitantes.
Os consumidores de Jundiaí comprovaram: a adaptação à mudança foi muito fácil para quase metade da população. Além da facilidade, o uso das sacolas reutilizáveis traz grandes benefícios ao meio ambiente. Reduz consideravelmente a quantidade de resíduos dos lixos e impede a má utilização das sacolas, que muitas vezes acarretam em enchentes e asfixia de animais. Na cidade, escolhida como modelo para a Campanha, 86% das pessoas consideraram um bem para a sociedade a ação. Os números são de uma pesquisa do APAS/Ibope Inteligência.
“Falta pouco para darmos um passo fundamental no próximo dia 25 de janeiro, quando deixaremos de distribuir sacolas descartáveis em todas as lojas do estado de São Paulo. Depois de festejar as boas vendas, vamos festejar o sucesso da nossa campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, disse o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi.
A prática não é nova. Campanhas semelhantes já foram desenvolvidas em vários países, como África, África do Sul, Alemanha, Austrália, Bangladesh, China, Dinamarca, EUA, França, Irlanda, Israel, Itália e Suíça. No Brasil, o Estado de São Paulo será modelo, e a Campanha ganhará força em outros estados.
Já utilizou sacolas ecológicas para transportar suas compras? Os supermercados paulistas disponibilizam a alternativa sustentável a preço de custo, e muitos incentivam, inclusive, a prática por meio de campanhas promocionais e descontos. Participe das mídias sociais da Campanha e conte sua experiência. Tem dúvidas? Aproveite para aprender mais sobre o assunto e mande sua mensagem no Twitter (@reutilizesacola) ou no Facebook (/sacolasreutilizaveis).
