O Comitê de Segurança Alimentar da Associação Paulista de Supermercados (APAS) reuniu-se no dia 13 de junho, na Sede, em São Paulo, para discutir mais uma vez a questão do fracionamento dos produtos. Além do vice-presidente e diretor de Segurança Alimentar da APAS Paulo Pompilio, estiveram presentes representantes de supermercados associados e da indústria, das seguintes empresas: Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart, Enxuto, Sonda, Yamauchi, Bergamimi e Aurora.
Na ocasião, foram estabelecidas metas em prol de um tratamento diferenciado aos supermercadistas. Neste primeiro momento, a APAS irá contratar um laboratório idôneo e de renome para a realização de testes que indiquem e comprovem um prazo maior de conservação a determinados produtos pós-fracionamento.
O objetivo é mostrar o quão necessário se faz uma distinção entre os dados de validade para o varejo e o consumidor final, uma vez que este último não possui expertise em relação à melhor forma de conservação dos produtos – levando-se em consideração a temperatura e outros aspectos. Com esta comprovação em mãos, a APAS lutará pela chancela da ANVISA, a fim de quebrar a Legislação.
O Comitê
O Comitê de Segurança Alimentar da APAS foi criado no final de 2010 com o objetivo de entender as legislações sanitárias e promover as melhores práticas junto aos associados. É composto por técnicos do setor especializados no assunto, entre eles, nutricionistas e veterinários das redes varejistas.
