Segundo dados da Serasa Experian, o movimento de consumidores nas lojas do varejo voltou a crescer no mês de maio, impulsionado, principalmente, pelos segmentos de supermercados e hipermercados. O Indicador de Atividade do Comércio subiu 0,2% se comparado ao mês de Abril, quando foi registrada uma queda de 1,9%. Ambos os dados têm ajuste sazonal. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 2,6%.
Ainda na comparação com o mês de Abril, os segmentos de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas – com alta de 1,4% -, e o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com crescimento de 0,2%, lideraram a expansão da atividade varejista no mês passado. Os números não foram ainda melhores, na avaliação da Serasa, em virtude de algumas dificuldades enfrentadas pelos consumidores, tais como a alta da inflação, o aumento das taxas de juros e a maior seletividade das instituições financeiras na concessão de crédito.
Em relação ao mesmo mês do ano passado, o movimento aumentou nos segmentos de supermercados e hipermercados (6,2%); combustíveis e tecidos (4,9%); vestuário e calçados (3,3%); mas diminuiu em móveis, eletrônicos e informática (-0,4%); veículos, motos e peças (5,2%); além de material de construção (0,5%). O Indicador de Atividade do Comércio é apurado a partir do volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa.