Análise do Google WGSN verificou que termos como “pão caseiro”, “massa fresca” e “macarrão caseiro” tiveram aumento explosivo durante o período de isolamento social
Segundo uma análise realizada pelo Google e pela consultoria WGSN, o período do isolamento social fomentou entre os brasileiros o desejo de preparar a própria comida. De acordo com o monitoramento das empresas, as buscas online que mais cresceram nesse período em comparação com o 2019, foram “pão caseiro” (111%), “macarrão caseiro” (65%), “massa fresca” (59%), “processador de alimentos” (65%) e “batedeira” (32%). Além do aumento das buscas destes termos, o estudo verificou também um crescimento das visualizações dessas receitas no YouTube.
Outra tendência identificada durante o período de isolamento social foi o aumento do interesse por alimentos e bebidas que os consumidores associaram à medidas preventivas de saúde. Os que se destacaram foram “vitamina C” (289%), “própolis” (271%), “gengibre” (80%), “zinco” (65%), “alho” (63%) e “probióticos” (46%).
O estudo, que comparou os períodos de maio de 2019 a maio de 2020, também levantou outra constatação: o interesse do público pela vizinhança. As buscas do termo “perto de mim” sofreram um aumento de 64%, enquanto “de bairro” registrou crescimento de 31% na comparação. Um dos termos de busca que mais cresceu foi “marmita perto de mim”, com uma alta de 102%. Já estabelecimentos como “feiras livres”, “padarias e “sacolão” tiveram um crescimento na busca acima de 30%. A saber: feira livre 34%, “padaria perto de mim” 38% e “sacolão” 34%.