Sempre atenta às causas sociais, como o combate à fome e ao desperdício de alimentos, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) marcou presença no lançamento do programa Alimentar o Futuro, da FIESP, que contou com a presença de diversas autoridades. Em outro evento, realizado na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), a APAS debateu sobre o 12ª Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU, no âmbito do Pacto Global em que a entidade é signatária. Na ocasião, além de falar sobre Consumo e Produção Sustentáveis, a APAS levou a pauta do Best Before para este importante equipamento público do Governo Federal.
FIESP
No dia 16 de outubro, a APAS marcou presença no lançamento do programa Alimentar o Futuro – Segurança Alimentar e Nutricional na Infância, elaborado pela Fiesp, Ciesp e Sesi-SP, com o objetivo de incentivar a oferta de alimentação adequada e saudável, especialmente para crianças de zero a 10 anos em todo o estado de São Paulo. Para tal, diversas frentes de trabalho foram lançadas para estimular à oferta equilibrada de alimentação escolar em creches, escolas de Educação infantil e Ensino Fundamental; bem como formação de agentes do Programa Saúde da Família, para que atuem com foco na segurança alimentar. Na ocasião, também foram assinados dois protocolos de intenções para o Plano Brasil Sem Fome entre o ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e a FIESP. A entidade da indústria paulista também assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o governo do estado de São Paulo. Os documentos visam garantir avanços na promoção da segurança alimentar e nutricional, bem como o enfrentamento da fome.
O evento contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, dos secretários de Agricultura e abastecimento, Guilherme Piai, de Justiça e Cidadania, Fabio Prieto, e de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Jr., além de prefeitos de algumas das cidades mais importantes do Estado de São Paulo, como da capital paulista, Ricardo Nunes. Representando a APAS, estiveram os profissionais de relações institucionais, Rodrigo Marinheiro, de operações de loja, Marcelo Domingos, e de economia, Felipe Queiroz. O diretor institucional do associado Grupo Carrefour, Délcio Sandi, também esteve presente. O evento também contou com a presença do ex-presidente da república e conselheiro político da FIESP, Michel Temer.
CEAGESP
No dia 19 de outubro, a APAS fez parte do seminário “Consumo e Produção Responsáveis: a importância do ODS 12 para o Contexto do Abastecimento de Alimentos”, atividade que faz parte da programação da Semana Mundial da Alimentação da CEAGESP e que contou com a participação do Coordenador de Relações Institucionais da APAS, Rodrigo Marinheiro, e de Daniela Leite, CEO do startup social Comida Invisível. Entre os temas abordados durante o debate estavam o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n° 12 da ONU, o combate ao desperdício de alimentos, os entraves jurídicos para a realização de doações e o conceito do Best Before, pauta setorial defendida pela ABRAS e que tem potencial para ser um novo marco regulatório para os alimentos no Brasil. Segundo Rodrigo Marinheiro, incluir o impacto social na estratégia corporativa e setorial é parte do trabalho do profissional da área de Relações Institucionais. “É um trabalho estratégico que mapeia stakeholders e canaliza esforços em ações que tem potencial de viabilizar a construção e o fortalecimento de relacionamentos com o Estado e com a sociedade. Neste sentido, vir na CEAGESP participar de fóruns de discussão como esse é sempre uma possibilidade para expandir diálogos que engajam stakeholders estratégicos que contribuem e influenciam nas decisões sobre em diversos temas de interesses do setor”, explica.
Realizado no Auditório Nelson Loda, no próprio CEAGESP, o Painel em que a APAS participou teve um qualificado público, como o diretor-presidente da CEAGEP, Jamil Yatim, do Diretor de Operações da Companhia, José Lourenço Pechtoll, entre outros representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outros. Segundo o presidente da CEAGESP, o objetivo da Companhia em debater tecnicamente o Dia Mundial da Alimentação se deve ao fato da atual gestão estar ancorada em quatro pilares: melhor nutrição, melhor produção, melhor ambiente e melhor qualidade de vida.