Muitos supermercados no estado de São Paulo realizaram ao longo do mês de outubro ações em apoio ao movimento Outubro Rosa, que visa conscientizar clientes e colaboradores sobre a prevenção ao câncer de mama e do colo de útero. Para apoiar os supermercados e seus colaboradores, a Associação Paulista de Supermercados (APAS), por meio da área de Responsabilidade Social, disponibilizou um enxoval de divulgação do movimento Outubro Rosa, para ser usado nos pontos de lojas.
A Diretora de Responsabilidade Social, Maria do Rosário, reforça a importância da associação ter aderido à campanha. “Os supermercados fazem parte do dia a dia da população. Quando divulgamos ações sociais, como o Outubro Rosa ou o Novembro Azul, damos visibilidade para estes movimentos e conscientizamos os nossos colaboradores e clientes”, disse.
Irisneide de Oliveira Souza Silva, Vice-Diretora de Responsabilidade Social da Regional Marília e representante do Supermercado São Francisco de Marília, utilizou o material de divulgação disponibilizado pela associação em sua campanha. “Ações como essas tornam visível o compromisso do setor supermercadista com a responsabilidade social, na comunidade na qual está inserido”, comentou. Além da divulgação do movimento nas lojas, muitos supermercados também realizaram ações de saúde com seus colaboradores, como consultas, exames preventivos nas lojas, e palestras sobre o tema.
A APAS também realizou ações de divulgação nas suas regionais e distritais para dar visibilidade ao movimento. A sede da instituição, assim como os escritórios regionais e distritais, ficou iluminado de rosa. Os colaboradores também vestiram a cor da campanha para divulgar a adesão da instituição ao movimento.
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos. Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.