Promovida pela área de Responsabilidade Social, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) lança, junto aos seus associados, a Campanha Novembro Azul 2023. Ela tem por objetivo conscientizar os homens para a prevenção ao câncer de próstata, por meio da realização de exames preventivos e do diagnóstico precoce.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata atinge principalmente a terceira idade, já que 75% dos casos no mundo ocorrem a partir de 65 anos. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais comum, ficando atrás do câncer de pelo (não melanoma).
É importante observar que caso exista algum diagnóstico anterior de câncer de próstata na família, é recomendado pelos médicos que o exame preventivo seja feito mais cedo, a partir dos 45 anos. Não havendo nenhum histórico familiar, os exames poderão começar aos 50 anos. Outro fator que pode aumentar os riscos é o de obesidade, que também deve ser acompanhado com mais atenção.
Entendendo o papel dos supermercados na conscientização de colaboradores e consumidores, a APAS e a área de Responsabilidade Social disponibilizam o material de divulgação da Campanha Novembro Azul, que poderá ser implantado nas redes supermercadistas, com a finalidade de engajar, influenciar e conscientizar a prevenção precoce do câncer de próstata.
Participe você, desta campanha!