Na era da transformação digital, uma dor cada vez mais comum da indústria e do varejo é dispor de um cadastro dos produtos com dados corretos, qualificados e atualizados para conseguir traçar estratégias comerciais inteligentes e, assim, ganhar vantagem competitiva.
Para ajudar as empresas a resolver esse problema, a Vércer chega ao mercado oferecendo um serviço especializado de qualificação de dados de produtos para indústria, varejo e e-commerce. Tanto que a startup traz essa proposta de valor no nome: “ver”, de verificar, e “cer”, de certificar.
A solução da Vércer moderniza o processo de cadastro de produtos, disponibilizando uma plataforma robusta e integrada, na qual é possível inserir mais de 400 informações por produto. Os dados são padronizados, atualizados e certificados, seguindo padrões internacionais, e podem ser facilmente acessados e compartilhados com parceiros comerciais. O objetivo é oferecer informações assertivas e acuradas, minimizando os erros e a inconsistência de dados.
Um estudo da GS1 Brasil revela que 94% das indústrias do País já enfrentaram algum tipo de problema causado por erros no cadastro de produtos, como inconsistência no inventário, itens expostos no local errado ou armazenados de forma incorreta, e divergências entre pedido e nota fiscal – situações que diminuem a lucratividade.
A Vércer é uma joint-venture entre a Associação Paulista de Supermercados (APAS), que dá suporte por meio da força mercadológica dos mais de 1.500 supermercadistas associados, e a GS1 Brasil, que contribui com sua expertise em padrões globais e tecnologia.
“Iniciamos as atividades no setor de supermercados, mas a intenção é expandir nossa atuação para mais de 20 setores”, afirma o CEO da Vércer, Farias Souza.
Como funcionam os serviços da Vércer
A indústria disponibiliza o produto físico e a equipe da Vércer faz a captura dos dados, aferindo peso, dimensões, tabela nutricional, GTIN, classificação tributária, entre outros.
São mais de 400 atributos que podem ser cadastrados, de acordo com o item, além de fotos dos produtos com qualidade profissional.
O processo é concluído com a certificação das informações, que segue normas e padrões internacionais.
Todos os dados ficam armazenados na plataforma em nuvem da Vércer e são disponibilizados para as empresas acessarem de três formas: diretamente no site, via API ou Excell.
Assim, a indústria, dona da marca, pode contratar os serviços da Vércer para ter à sua disposição esses e outros benefícios. O varejo tem acesso gratuito à plataforma, inclusive com a possibilidade de integrá-la ao seu ERP.
“A Vércer funciona como um hub de informações qualificadas de produtos. A indústria cadastra o produto apenas uma vez e distribuímos informações completas, precisas, atualizadas e, principalmente, confiáveis para todo o varejo”, explica Farias.
Vantagens para toda a cadeia de abastecimento
Com um cadastro centralizado, atualizado e certificado, as indústrias conseguem aprimorar a gestão de produtos, os processos logísticos e a qualidade das informações que circulam na cadeia de abastecimento, evitando erros e o vaivém de planilhas.
O varejo, por sua vez, melhora a gestão de vendas, visualizando com facilidade os produtos que dão mais lucro. O controle de estoque torna-se mais eficiente e elaboração de planogramas mais assertiva.
Além disso, a qualidade de dados agiliza o cadastro do produto no varejo bem como a exposição nas lojas. Logo, aumenta as vendas e melhora o atendimento ao consumidor. Segundo Farias, o cadastro que hoje demora, em média, 45 dias pode ser reduzido para apenas 2 dias.
As operações de e-commerce também são beneficiadas, pois conseguem otimizar a exposição de informações e imagens corretas dos itens, ajudando na conversão de vendas e gestão de estoque.
Outro diferencial que beneficia todos os canais, é que a plataforma da Vércer tem integração com o Cadastro Nacional de Produtos (CNP), mantido pela GS1 Brasil, e com Cadastro Centralizado de GTIN (CCG), a fonte de consulta das Secretarias da Fazenda para validação dos campos da nota fiscal eletrônica (NF-e). Assim, toda a cadeia trabalha com dados tributários alinhados.
“Indústria e varejo não terão dúvida em consumir informação certificada de produtos. A transformação tecnológica do varejo está acontecendo nesse momento e a Vércer ajuda a conectar toda a cadeia de valor”, aposta o CEO da empresa.