“Para fazer a gestão dos resíduos, deve existir um compartilhamento de informações. O Brasil dá show nesse quesito, por meio de sua cadeia de abastecimento”. Com essa afirmação, o presidente do Conselho Deliberativo da Associação Paulista de Supermercados (APAS), João Galassi, iniciou o painel Geração de riqueza através dos resíduos sólidos, realizado na última quarta-feira, 17, em Atibaia, durante o 48º Congresso da ABRAS.
O objetivo do painel mediado por João Galassi foi apresentar a realidade de outros países no que se refere aos resíduos sólidos, e como estas experiências podem servir de base para o Brasil. Participaram da discussão o diretor Ibérico ERP – European Recycling Plataform, Ricardo Neto; o diretor global de Desenvolvimento de Negócios – Waste Management, Lawrence Black; o responsável pelo programa de sustentabilidade da rede Angeloni de Supermercados, Gilberto Nascimento; e o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão, representando a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira.
Durante o painel, cada um dos profissionais foi convidado a falar sobre suas experiências na área de sustentabilidade e os principais projetos em desenvolvimento. “Os mercados brasileiros estão procurando ouro no lixo. A questão dos resíduos deixa claro que podemos ir além do básico”, afirmou João Galassi ao se referir à importância da discussão do tema no setor e as formas de aprimorar o compartilhamento das ações.
Lawrence Black frisou em sua explanação que o profissional do setor de gestão de resíduos pode definir o perfil de vendas e a eficiência operacional, por meio da análise dos resíduos e fluxos de reciclagem. Opinião compartilhada por Ricardo Neto, que comentou o trabalho desenvolvido no Centro de Sensibilização Ambiental.
“Podemos ser agentes de mudança, porém, o mais importante é termos esse senso de responsabilidade socioambiental, disse Gilberto Nascimento, representante da Rede Angeloni de Supermercados, que, segundo ele, trata-se da maior de Santa Catarina e está entre as 10 maiores do País.
Ney Maranhão finalizou o painel dando um panorama sobre o momento atual da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e, na ocasião, emitiu um alerta “A geração de resíduos é resultado de nossa não eficiência operacional. Precisamos trabalhar para mudar isso”.
O 48º Congresso da ABRAS contou com a presença dos principais líderes do varejo e, mais uma vez, contemplou um conteúdo altamente qualificado, tendências e relacionamento para auxiliar na construção de um setor cada vez mais competitivo no Brasil.
Para mais informações sobre o evento, acesse o portal http://www.abras.com.br/convencao2014/br/eventos/convencao-abras.