A gigante rede de supermercado britânica Tesco anuncia, nesta sexta-feira (24/01), que se comprometeu a eliminar os plásticos das embalagens multipacks de todas as suas marcas próprias e de alimentos enlatados. A iniciativa, segundo a empresa, irá remover 350 milhões de toneladas de plástico ao meio ambiente por ano.
A rede, que é a primeira grande supermercadista do Reino Unido a adotar a iniciativa, está se juntando a empresas de alimentos enlados (incluindo a Heinz e outras que trabalham com sopa e tomates nesse formato) e irá retirar todos esses tipos de plástico e substitui-los por alternativas de compras unitárias.
As ações serão feitas a partir do dia 02 de março, quando não serão mais solicitadas, a partir daí, aos fornecedores as embalagens desse formato. Entretanto, ainda estarão à venda aqueles produtos que estiverem no estoque.
A companhia afirmou que o compromisso irá relacionar 67 milhões de peças de plástico retirados de suas lojas, o que significa para a empresa mais um passo em seu objetivo de eliminar um bilhão de elementos de plástico de seus produtos até o final do ano.
Essa nova forma de vender os itens tem grande significado para a rede supermercadista, uma vez que mais de 40% dos clientes da Tesco compram os produtos em embalagens multipacks, sendo 183 mil vendidos nas lojas todos os dias.
“Nós estamos retirando todo plástico dispensável ou não-reciclável da Tesco. Como parte desse trabalho, retirar o plástico que envolve os multipacks de cada loja da Tesco no mercado britânico irá remover 350 toneladas de plástico do meio ambiente a cada ano e os clientes serão beneficiados com o mesmo ótimo preço do multipack. Essa é parte de nosso plano de remover 1 bilhão de fragmentos de plástico em 2020”, afirmou o CEO da Tesco, Dave Lewis.