Pontos de venda da rede varejista passam por reinauguração com base em quatro pilares: Experimental; Exclusivo; Social; e Fluído
A operação do GPA segue evoluindo a passos largos em relação ao setor supermercadista. No Rio de Janeiro a rede varejista inaugura três novas lojas que chegam à sétima geração em formato moderno e tecnológico. Desde 2017 este formato de loja “lab” vem sendo implementado na rede trazendo aprendizados principalmente a partir do feedback dos consumidores.
Este ano o GPA investe na reinauguração de três unidades na capital do Rio de Janeiro, nos bairros Recreio, Leblon e Ingá. A partir de agora essas lojas passam a operar em um novo conceito que, para a própria rede já traz o retorno em performance, com 12% mais vendas que as outras lojas de gerações anteriores.
Ao todo a rede espera aplicar o conceito em outras 63 unidades até o primeiro trimestre de 2020. A Geração 7 de lojas segue quatro pilares para oferecer uma experiência de consumo diferente para o consumidor:
- Experimental
- Exclusivo
- Social
- Fluído
A partir desses conceitos, o GPA consegue integrar a transformação digital à sua jornada de compra, além de valorizar espaços verdes, produtos sustentáveis, maior sortimento de produtos premium e espaços de convivência e consumo.
GPA Geração 7
O pilar Experimental está ligado ao lançamento de novos produtos, serviços e conceitos que serão avaliados tanto comercialmente como operacionalmente. O Exclusivo reforça o pioneirismo da rede em oferecer produtos somente nas suas lojas, seja de grandes marcas, foodtechs, ou de marcas próprias. Já o conceito Social remete aos espaços de convivência, como o Espaço Café e soluções para o consumo imediato como os setores “Pra já + Pra Levar”.
O Fluído está ligado às tecnologias que otimizam a experiência de compras, como o Pre-Scanning, onde o consumidor é direcionado para os caixas de acordo com a quantidade de itens e a demanda dos operadores. Assim como o Self Checkout, onde o próprio cliente finaliza suas compras sem funcionários.
Vale lembrar que as novas lojas também estão sob o conceito de Ominicanalidade e Multisserviços, que inclui as opções Clique & Retire, para compras feitas pela internet e Express, onde as entregas das compras online são feitas em até 4 horas.
Projeções para 2020
Em 2020 o GPA projeta um investimento de quase R$ 2 bilhões nas lojas Pão de Açúcar, Extra, Compre Bem e Assaí. Isto inclui abertura de novas lojas Pão de Açúcar, entre 5 e 10 pontos de venda, para o ano que vem, além de mais 40 previstas para os próximos três anos, grande parte delas serão em São Paulo. Outra novidade é que a companhia pretende abrir a primeira unidade do Assaí no exterior, mais precisamente na Colômbia e planeja mais 50 lojas Minuto Pão de Açúcar.