O setor supermercadista teve um crescimento de 10,1% no Estado de São Paulo em 2023, em relação ao ano anterior, movimentando cerca de R$ 300 bilhões, o que corresponde a 9,3% do PIB paulista e 2,8% do PIB Nacional.
Os dados foram anunciados pelo Economista-Chefe da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Felipe Queiroz, durante a APAS Show, nesta terça-feira.
O economista chamou atenção para os números superlativos do Estado: “São Paulo é o principal representante do setor supermercadista do país, representando 30% do faturamento nacional”, afirmou.
Atualmente o setor possui mais de 23 mil lojas no Estado, sendo que 78% dos estabelecimentos são de micro e pequenas empresas; 17% médias empresas e 5% de estabelecimentos de grande porte. Com isso, o setor respondeu por 4,9% do total arrecadado de ICMS no Estado, com um recorde de R$ 9,5 bilhões.
O setor supermercadista também se destaca como uma das principais fontes de primeiro emprego. Apenas em 2023, o setor abriu mais de 18 mil novos postos de trabalho no Estado. “É a principal porta de entrada para os jovens no mercado de trabalho”, enfatizou Queiroz.
O painel contou com as participações do Diretor-Geral da APAS, Carlos Correa; Economista-Chefe, Felipe Queiroz; CEO da Scanntech, Thomas Machado; e Valéria Rossi, Diretora da Shopper Experience.
Painel: Desperdício Zero de Alimentos: O caminho para a sustentabilidade e competitividade
O painel Desperdício Zero de Alimentos deu início com o Presidente da APAS, Pedro Lopes, prestigiando a sessão e parabenizando todos os envolvidos pelas ações de responsabilidade social da APAS.
Maria do Rosário Brandão, Diretora de Responsabilidade Social, agradeceu a arrecadação de 200 toneladas de alimentos e produtos de higiene, que começou a ser arrecadado pela APAS no início do ano, com o recorde histórico atingido na APAS SHOW.
Também foi anunciado na feira, a doação de 100 toneladas de água da marca Minalba, que serão destinadas para o Rio Grande do Sul.
O painel deu início com a jornalista Cris Gutierres, recebendo a Diretora do Pacto Global da ONU Brasil, Camila Valverde, o professor do Instituto de Economia da Unicamp, Walter Belik, e a nutricionista Karen Leal da Silva, do Sesc Mesa Brasil.
Foram apresentados a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, trazendo caminhos que o setor privado poderá seguir, e com os Objetivos 02 e 12 de Desenvolvimento Sustentável, que tratam da fome zero, a agricultura sustentável, o consumo e a produção responsável.
Os painéis seguiram com as apresentações de Wlater Belik falando sobre a insegurança alimentar, e Karen Leal, que detalhou o programa Sesc Mesa Brasil, que atua em algumas parcerias com a APAS.
Representantes da Coop, Luciana Bentel; do Estrela Supermercados, Stela Maris; e do Tauste Supermercados, Guilherme Cunha, compartilharam suas iniciativas socioambientais com ações e projetos que também têm como objetivo o desperdício zero de alimentos.
Fechando os trabalhos, a Witzler, a APAS e o Instituto Center Norte firmaram, publicamente, o compromisso de neutralizar as emissões de CO2 na APAS SHOW 2024.