A unidade de Governança Corporativa ganhou destaque na APAS SHOW, com a discussão de questões fundamentais para a prosperidade, perenidade e futuro dos negócios das empresas familiares.
O painel foi conduzido por Sara Hughes, presidente da FBN Brasil (Family Business Network), e Richard Blanchet, sócio da Blanchet Advogados, com a mediação de Claudia Colnago, sócia da Verbare.
Sara destacou a importância de estabelecer um propósito claro e a responsabilidade em relação a questões de ESG (Environmental, Social and Governance).
Blanchet abordou a governança corporativa e sua importância na preservação do valor e na proteção contra riscos em empresas familiares. O advogado ressaltou os princípios fundamentais da governança corporativa, incluindo integridade, transparência, equidade, responsabilização e sustentabilidade.
Ainda no evento foi discutido o processo de sucessão em empresas familiares, no painel Consolidação do Legado que teve como participantes, Lívia Azevedo, CEO do Super Carlão; Acácio Maciel Jr., Diretor de TI do Poupe Real Supermercados; Samuel Vanio da Costa Jr., CEO do Grupo Enxuto e Maria Antônia Natrielli, como moderadora.
O painel abordou a importância da estruturação do processo sucessório para perenidade e perpetuidade dos negócios, sem a perda de suas principais características e a manutenção da cultura das empresas.
“O painel sobre prosperidade e perenidade dos negócios na APAS SHOW 2024 proporcionou uma visão abrangente e esclarecedora sobre os desafios e as melhores práticas para garantir a continuidade e o sucesso dos negócios familiares no ambiente empresarial atual”, avaliou Maria Antônia.
Trabalho aos Domingos e Feriados: Regras atuais, impactos e medidas
A reunião com os presidentes dos Sindicatos patronais do comércio varejista reuniu diversos representantes, entre eles, Diretores Regionais e Distritais, que puderam realizar um trabalho de aproximação com os Sindicatos que representam o setor supermercadista.
O painel, conduzido pelo advogado Ricardo Calcini e com a participação do Coordenador Jurídico da APAS, Carlos Souza, falou de temas recentemente abordados em todo o setor.
Essa foi uma oportunidade dos associados da APAS debaterem os principais problemas trabalhistas que afetam o setor e que podem ser tratados nas negociações Sindicais, já que algumas medidas entrarão em vigor a partir de setembro.
Entre os temas tratados, estão atividades do comércio aos domingos e feriados, o repouso das trabalhadoras aos domingos, a revogação das autorizações permanentes para o trabalho no comércio aos feriados, e a necessidade de uma negociação coletiva que autorize o trabalho em feriados.
A reunião contou com a participação dos representantes dos Sindicatos SINCOVAGA da Capital, do Sindicato de Bauru, Campinas, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Limeira, Santos, Baixada Santista e Araraquara.
Contou, ainda, com a participação dos Conselheiros da APAS, Omar Abdul e Dr. Roberto Longo, além dos Diretores Regionais Afonso Rios; Bruno Federzoni; Antônio Carlos; Francisco Ferracini; Carlos Rosa; Sérgio Reis; do Diretor de Serviços aos Supermercados, Eduardo Ariel; dos advogados e consultores da APAS, Rafael Casemiro e Alexandre Magno Tenório e da Coordenadora da Escola e da Sandra Benvenuti, além de convidados.
Para Carlos, Souza, “foi importante levar essa discussão para a APAS SHOW, e levantar assuntos que mexem com o dia a dia do setor supermercadista sobre as relações trabalhistas, para que a nova legislação, ao entrar em vigor, o supermercado esteja preparado para essas mudanças, e não seja surpreendido”.