Pesquisa do IBGE mostra que nos últimos 30 anos
caiu 30% o consumo de feijão e 23% de arroz.
Até o dia 17 de outubro, o Carrefour realiza a Semana do Arroz e Feijão em todas as suas lojas no Brasil. O objetivo é estimular a alimentação saudável e barata por meio de dois alimentos que formam um par perfeito. Arroz e feijão têm diversos nutrientes que se completam, isto é, os aminoácidos que faltam em um estão no outro.
A boa dupla da alimentação brasileira esbanja energia e não engorda: o feijão tem proteínas, vitaminas do complexo B, ferro e minerais. Uma colher de sopa de feijão tem só 58 calorias e zero de colesterol. O arroz tem carboidratos, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B. Uma colher de sopa de arroz tem 41 calorias e zero de colesterol.
Para relembrar à população os benefícios desse tipo de alimentação, nutricionistas estão nas lojas do Carrefour para orientar o consumidor, mostrando os benefícios nutricionais da dupla e por qual razão ela não pode ser substituída por produtos de menor valor proteico.
Em espaços exclusivos nas lojas – as chamadas ilhas – há a exposição de todas as marcas e tipos de feijão vendidos no mercado nacional, principalmente da região onde se localiza cada uma delas.
Durante a Semana do Arroz e Feijão, a rede também abre espaço em suas lojas para que ONGs regionais arrecadem alimentos. Em São Paulo, o trabalho é feito pela ONG Amigos do Bem, que encaminhará os alimentos para famílias carentes do Nordeste. O evento integra as comemorações do Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro.
A Semana Nacional do Arroz e Feijão tem o apoio da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e do Sindicato do Arroz do Rio Grande do Sul.