A rede sergipana de supermercados GBarbosa, quarta no ranking brasileiro, com expressiva atuação no Nordeste, foi adquirida pelo grupo chileno Cencosud, por US$ 380 milhões. Com 46 lojas em Sergipe, Alagoas e Bahia, o GBarbosa, que pertencia ao fundo de “private equity” Acon, tem como principal concorrente na região o Wal-Mart, que recentemente adquiriu o Bompreço.
O novo controlador, a maior empresa de supermercados do Chile, não adianta seus planos de expansão no Brasil, mas o diretor da empresa, Laurence Golborne, admite que poderá demorar alguns anos para estudar outras regiões do Brasil.
A estimativa é que o GBarobosa acrescente cerca de US$ 1bilhão ao faturamento da empresa, que fatura US$ 8 bilhões ao ano.
O presidente do GBarbosa, Gerard Scheij, que será mantido à frente da empresa pelo Cencosud, reafirma a estratégia de priorizar preços baixos, atendimento e proximidade. O fundador da rede chilena, Horst Paulmann, garante a manutenção da política da companhia de trabalhar com pessoal local, o que exclui mudanças na direção.