O grupo gaúcho Zaffari concretiza o plano de entrar no mercado paulista com a abertura do Bourbon Shopping Pompéia, no próximo dia 27 de março. O empreendimento será apenas o primeiro em São Paulo, uma vez que a empresa já adquiriu terrenos na Vila Alpina (zona leste) e no Brooklin (zona sul).
O shopping, com uma área total de 184 mil metros quadrados, terá, entre outras atrações, um hipermercado Zaffari com as características que fizeram da companhia se destacar no atendimento aos clientes das classes A e B, nas cidades onde atua.
De acordo com o diretor do Zaffari, Cláudio Luiz Zaffari, a área do Bourbon Pompéia tem ao menos 80% da população nas classes A e B e concentra cerca de 10% da capacidade de consumo da cidade. Os outros dois terrenos adquiridos comportam shoppings, o que parece ser a estratégia do grupo para consolidar sua marca em São Paulo, ao invés de apostar em supermercados e hipermercados independentes.
Para consultores da área de varejo, ingressar no mercado paulista será um grande desafio para o Zaffari, principalmente em relação aos hipermercados. Ele lembra que a rede gaúcha é um caso atípico no varejo brasileiro por não entrar na disputa por preços baixos, mas sim pela experiência de compra.
Além dos shoppings, o grupo opera 27 supermercados e hipermercados. Conforme ranking da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) divulgado recentemente, a empresa é a quinta rede supermercadista do País e a maior de capital 100% nacional, com um faturamento superior a R$ 1,6 bilhão, em 2007.