O fundador do Grupo Pão de Açúcar, Valentim dos Santos Diniz, de 94 anos, morreu no dia 16 de março em São Paulo. O empresário estava internado desde o dia 7 de janeiro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e faleceu em conseqüência de falência múltipla dos órgãos. Do velório do hospital Albert Einstein, o corpo seguiu para o Cemitério São Paulo (Pinheiros), onde foi sepultado no dia 17.
Valentim dos Santos Diniz deixa a esposa Floripes, com quem estava casado há 72 anos, e os filhos Abilio, Arnaldo, Vera, Sônia e Lucilia, além de netos e bisnetos.
Trajetória
Um dos últimos remanescentes da geração de empreendedores pioneiros no país, o espírito arrojado de Valentim dos Santos Diniz marcou a história do comércio no Brasil e esteve presente ao longo dos 60 anos de história do Grupo Pão de Açúcar.
Saindo de Portugal em 1929, na época com 16 anos, Valentim Diniz já tinha como objetivo construir seu próprio negócio. Chegando ao Rio de Janeiro, teve como primeira visão o morro do Pão de Açúcar. Esse nome, guardado em sua memória, deu origem à doceira que fundou em 1948, e que se transformou no maior grupo brasileiro de varejo.
Já no Estado de São Paulo, casou-se com Floripes Pires, em 1936, trabalhou sempre no ramo do comércio, com padarias, mercearias, até que, em 7 de setembro de 1948, fundou a Doceira Pão de Açúcar, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio. Onze anos depois, no mesmo local, abriu seu primeiro negócio na área de auto-serviço com a inauguração do primeiro supermercado Pão de Açúcar.
“Seu Santos”, como era conhecido pelos 63 mil colaboradores do Grupo, presidiu a empresa até 1995, posição ocupada na época pelo filho, Abílio Diniz, e desde 2003 ocupava o cargo de presidente honorário do Conselho de Administração da empresa.
Até o ano passado, Valentim dos Santos Diniz visitava as lojas, conversava com clientes e funcionários e também era visto na sede do Grupo, na Avenida Brigadeiro Luis Antônio, em São Paulo.