A Abras apresentou o estudo desenvolvido em parceria com a Nielsen, denominado Líderes de Vendas, e publicado na Revista SuperHiper. O estudo traz as marcas de 200 categorias de produtos que mais vendem por faturamento, em lojas de auto-serviço de todo o País, contemplando análises regionais, o que possibilita avaliar quais cestas de produtos – mercearia seca, mercearia doce, perecíveis, limpeza, higiene e beleza, bazar, bebidas alcoólicas e não-alcoólicas – se destacaram em 2007 e verificar o desempenho de vendas por volume em cada região do País. Mostra, ainda, quais as marcas preferidas pelo consumidor e as que mais agregaram valor.
A pesquisa também revelou que as famílias estão optando por produtos com maior valor agregado. As vendas em volume, no total das 156 categorias de produtos auditadas pela Nielsen, cresceram 3%. Mas, quando são analisados somente os itens da cesta básica, houve uma queda de 0,5%. Ou seja, as famílias optaram por comprar produtos mais sofisticados, que não constavam em suas listas de compras, como iogurtes – cerca de um milhão de lares passou a consumir o produto – e frios e embutidos, cujas vendas cresceram quase 9%.