Os pequenos e médios supermercados apresentaram, em 2007, lucratividade maior na comparação com os resultados das maiores redes, como Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart. De acordo com pesquisa da publicação Supermercado Moderno, o lucro sobre o faturamento dos regionais (com vendas de até RS 130 milhões) foi de 3%, contra 1,3% dos grandes (com vendas acima de R$ 500 milhões). As redes regionais e de porte menor também têm melhor produtividade por metro quadrado e cresceram acima da média, no ano passado, em relação a 2006. A Yamada, com 16 lojas em Belém (PA), cresceu 119%, e a SuperBom, do Rio de Janeiro, 75%.
A explicação para esse crescimento é que os supermercados regionais, há alguns anos, vêm trocando o comando familiar por uma direção profissional, o que resulta em eficiência e melhores resultados. Além disso, os comércios menores conhecem mais a preferência e os hábitos dos consumidores e, por isso, também garantem um atendimento de qualidade, embora nem sempre ofereçam a diversidade de produtos dos grandes. Os custos decorrentes da logística das redes maiores também podem comprometer a lucratividade. O setor de supermercados registrou faturamento de R$ 136 bilhões em 2007 – uma alta de 7%, descontada a inflação média de 3,64% do ano passado.