A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) lançou nesta semana o seu Comitê de Farmácias, cujo objetivo é capacitar, desenvolver e profissionalizar a operação desse novo canal de vendas dentro dos supermercados.
De acordo com o presidente da Abras, Sussumu Honda, a diversificação de serviços prestados nas lojas, como as farmácias, já é considerada uma tendência. "Nossa intenção é dar subsídios para a melhor atuação do supermercadista nas drogarias", completa.
As redes supermercadistas possuem hoje 550 farmácias espalhadas pelo País, que está entre os dez maiores consumidores de medicamentos do mundo. Em 2010, devem somar quase o dobro de lojas: 1050. Até o final do ano, as drogarias deverão faturar mais de R$ 1,2 bilhão, o que corresponde a cerca de 5% do mercado total de vendas de medicamentos no Brasil. Em 2010, a previsão é de que essa fatia alcance 10% do mercado brasileiro, representando um faturamento de R$ 2,5 bilhões. O Grupo Pão de Açúcar detém, atualmente, a maior operação de drogarias no varejo alimentar, com 144 unidades.
O presidente da Abras ressaltou que as farmácias dos supermercados têm como diretrizes o respeito à prescrição médica e a todas as regulamentações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Entre as ações do novo Comitê, está a elaboração de uma cartilha de orientação aos supermercadistas, que irá informá-los sobre todas as normas do setor farmacêutico, colaborando assim para trazer excelência nesse canal de vendas.