Assegurar a oferta de produtos de baixo custo e deixar os consumidores mais felizes e satisfeitos. Esta é a missão da rede Wal-Mart, que mudou o seu posicionamento a fim de oferecer "soluções para a vida", contemplando não só os clientes de baixa renda – o seu tradicional público – como também a classe média que, sufocada pelas altas de preços, aderiu recentemente às lojas de desconto.
Nesse sentido, o grupo norte-americano criou um novo slogan – "Economize. Viva melhor" -, e promoveu algumas mudanças nas lojas de diferentes formatos espalhadas pelos Estados Unidos, como ampliação dos corredores, rebaixamento das prateleiras para facilitar a visualização dos produtos e menos itens nas gôndolas (estoque reduzido). Com isso, conseguiu aumentar o fluxo de clientes nas lojas.
De acordo com o presidente e CEO do Wal-Mart Estados Unidos, Eduardo Castro-Wright, a fórmula mostra-se bem sucedida nos mercados emergentes, como o Brasil, responsáveis por cerca de US$ 90 bilhões dos US$ 374,5 bilhões em vendas que o grupo registrou no ano passado.
Fonte: Jornal Valor Econômico