A inadimplência das empresas apresentou queda de 2,7% nos cinco primeiros meses do ano, se comparado ao mesmo período de 2007. É o que divulgou hoje o Indicador Serasa de Inadimplência Pessoa Jurídica. Na comparação entre maio de 2008 e o mesmo mês de 2007, o indicador diminuiu 7,5%. Já na relação entre maio de 2008 e abril último, a queda foi de 0,3%.
Os títulos protestados lideraram o ranking da inadimplência, com uma participação de 42,3% no indicador. Em seguida estão os cheques devolvidos e as dívidas com os bancos. Quanto ao valor médio das dívidas, as pendências com os bancos tiveram um valor médio de R$ 4.456,91, resultando em alta de 8,7% na relação com os cinco primeiros meses de 2007.
Para a Serasa, a queda é decorrente do nível de atividade da economia doméstica, que permanece positivo em relação ao mesmo período do ano passado. Essa expansão tem permitido a melhora do fluxo de caixa das empresas, o que, conseqüentemente, favorece o pagamento dos fornecedores e a quitação dos financiamentos e empréstimos.