Entidades de produtores rurais e varejistas, juntamente com o Sebrae-SP e líderes do agronegócio reuniram-se ontem no Espaço APAS Centro de Convenções para lançar oficialmente o Programa de Fortalecimento das Cadeias Produtivas de Caqui, Nêspera, Cogumelos e Hortaliças do Alto Tietê e da Região Metropolitana de São Paulo. O coordenador do programa, engenheiro agrônomo Renato Augusto Abdo, classificou como fundamental a parceria da APAS – Associação Paulista de Supermercados e da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, representantes do varejo, para o sucesso do projeto.
O programa contempla 200 produtores do Alto Tietê e da Região Metropolitana de São Paulo e tem como objetivo promover negócios na cadeia do abastecimento e estreitar o caminho entre agricultores e consumidores.
Está prevista ainda uma pesquisa a ser realizada em 300 pontos-de-venda para detectar os anseios destes comerciantes quanto ao abastecimento de hortifrutis na Região Metropolitana.
Várias autoridades compareceram para prestigiar o evento. Entre elas, Ricardo Tortorella, diretor-superintendente do Sebrae-SP; Milton Dalari, diretor financeiro e administrativo do Sebrae-SP; Ana Maria Coelho, gerente do Escritório Regional do Sebrae Alto Tietê; Minoru Mori, presidente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes; Ivair Monteiro da Silva, vice-presidente da Aphortesp – Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifruti do Estado de São Paulo; Ricardo Bártoli de Angelo, presidente da Abrasel-SP; e Carlos Corrêa, superintendente da APAS.
Entre os convidados, estavam representantes da Afat – Associação dos Fungicultores do Alto Tietê; e da Afrut – Associação Frutícola do Alto Tietê, também participantes do programa, José Robson Coringa Bezerra, presidente do Sincaesp – Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo; Mário Antonio de Moraes Biral, superintendente do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; Rubens Solovjevas, secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Social de Mogi das Cruzes; Sérgio Kuzakabe, secretário de Agricultura de Salesópolis; Ricardo Sato Tsuchiya, presidente do Sindicato Rural de Suzano; Maurício Tashibana, presidente do Sindicato Rural de Ibiúna; e Gilberto Figueiredo, diretor do EDR de Mogi das Cruzes.