O ICC – Índice de Confiança do Consumidor apresentou queda de 8% em julho, atingindo 131,5 pontos. Ainda assim, o indicador mostra otimismo dos consumidores que vivem na cidade de São Paulo. É o que divulgou ontem a Fecomercio – Federação do Comércio do Estado de São Paulo.
Já o Índice de Preços no Varejo (IPV), também medido pela entidade, registrou alta de 1,25%, a segunda maior variação de 2008, atrás de maio, quando subiu 1,46%. Os avanços verificados em Açougues (8,65%), Supermercados (2,67%) e Padarias (0,88%) foram os responsáveis pelas pressões no índice. Somados, os três grupos representam cerca de 38% na composição geral do IPV. De abril a junho, o IPV acumula alta de 3,24%.
Para a Fecomercio, os consumidores com renda mais baixa são os que mais sentem o aumento dos preços, principalmente dos alimentos, uma vez que o gasto do orçamento com gêneros alimentícios é maior. Segundo o IPV, o setor de Supermercados registrou alta de 5,87% no acumulado do primeiro semestre deste ano.
Pequeno varejo: alta de 11,2% em maio
As vendas no pequeno varejo tiveram alta de 11,2% em maio, ante o mesmo período do ano passado. É o que apurou a Pesquisa Conjuntural do Pequeno Varejo da Fecomercio. No acumulado do ano, a alta foi de 8,1%. Dos sete setores pesquisados, seis apresentaram resultados positivos.
O segmento de Alimentos e Bebidas apresentou alta de 2,4% no mês de maio, na comparação interanual, apesar de no acumulado do ano ter sofrido queda de 1,3%.
A pesquisa é apurada mensalmente pela entidade com dados coletados junto a cerca de 600 estabelecimentos comerciais do Estado de São Paulo, com faturamento anual de até R$ 2,4 milhões. O objetivo é medir o desempenho das micro e pequenas empresas do comércio varejista em seus vários ramos de atividade.