A adoção de informações ambientais nas embalagens de produtos, como a emissão de poluentes – tendência que ganha cada vez mais espaço na Europa – deverá chegar ao Brasil no início de 2009. Para as empresas, a adoção dessa prática sustentável pode representar uma boa estratégia de marketing.
A maior rede de supermercados da Inglaterra, a Tesco, por exemplo, começa a adotar medidas que se tornaram exemplos de produtividade sem agredir o meio ambiente. A quantidade de carbono liberada para a atmosfera na fabricação dos seus 70 mil produtos estará estampada na embalagem de cada um deles. A notícia valorizou as ações da rede varejista em 30% e ajudou a transformá-la em uma das marcas mais sólidas do planeta.
Empresas fornecedoras, como a Tetrapak, já mapearam emissões de carbono que os alimentos industrializados emitem na atmosfera. A idéia é reduzir a quantidade do poluente que é o maior responsável pelo aquecimento global.
A estratégia envolve diversos centros de pesquisa internacionais que, juntos, desenvolvem uma metodologia padronizada para se chegar ao total de emissões de gás carbônico dos produtos. Para isso, são levados em conta itens como matéria-prima, combustível utilizado no processo e o destino após o descarte.