Substituir itens de consumo de marcas líderes por similares com preços mais acessíveis e trocar de fornecedores. Esta tem sido a rotina das redes de varejo que reconhecem a dificuldade de repassar os novos custos aos consumidores, com a alta dos preços das commodities nos últimos meses.
A medida levou à redução no mix de produtos de alguns supermercados do País, pois com o reajuste de até 14% das tabelas de preços apresentadas pela indústria, muitas empresas varejistas simplesmente deixaram de comprar, principalmente daqueles que se mantêm irredutíveis na negociação.
A rede Unidasul, com 45 lojas na região metropolitana de Porto Alegre e no Vale dos Sinos, por exemplo, alterou cerca de 20% do mix de produtos a fim de driblar os aumentos. Nesta conjuntura, surgem novas marcas que chegam com preços melhores do que as já conhecidas.
No entanto, o cenário de remarcação tende a diminuir com a desaceleração dos preços dos alimentos, como arroz, feijão, óleo de soja e leite, observada pelos índices de inflação mais recentes.