Dar aos funcionários deficientes visuais o prazer da leitura e do acesso à informação. Assim pensam os Supermercados Bonanza, que acabam de adotar a novidade – um informativo mensal distribuído internamente nas lojas escrito em braille – em todas as 15 unidades localizadas em Pernambuco e na Paraíba.
Segundo a empresa, a inclusão de deficientes físicos no quadro de colaboradores – hoje, são 80 no total – promove uma maior integração no ambiente de trabalho, além de deixá-los mais motivados. “Para eles, a sensação de independência é uma realização pessoal que gera ao mesmo tempo a satisfação do grupo como um todo e também de toda comunidade”, afirma a gerente de Marketing, Sammara Cordeiro.
A maioria desses funcionários deve participar da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência Física, que ocorre anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto. O objetivo da semana, instituída pela Assembléia Legislativa de Pernambuco, é sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre os direitos fundamentais de cidadania das pessoas com deficiência. Em Caruaru (PE), a Apodec – Associação dos Portadores de Deficiência promoverá ações de estímulo à inclusão social, como a emissão de documentos, além de palestras sobre diversos temas.
Curso de libras
Para atender clientes com deficiência auditiva, facilitando a comunicação entre essas pessoas, a rede Bonanza oferece há três anos a todos os funcionários o curso de Libras – Linguagem Brasileira de Sinais. A iniciativa é resultado de uma parceria com o Cesape – Centro Educacional de Surdos e Audientes de Pernambuco. Mais de 100 colaboradores treinados, identificados com um bottom no uniforme, já estão habilitados a dialogar na linguagem dos sinais.