Neste mês de agosto, foram assinados dois importantes contratos de prestação de serviços para o Programa de Fortalecimento das Cadeias Produtivas, lançado em julho. Realizado pelo SEBRAE-SP – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo e o Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, em parceria com a APAS e a Abrasel, o programa tem como objetivo a profissionalização e o crescimento sustentável dos produtores e da cadeia como um todo.
Para que os produtores rurais e varejistas envolvidos no projeto detenham informações precisas e confiáveis sobre suas atividades e o mercado em que atuam, a Lupi & Associados – empresa de pesquisa de mercado – será responsável pelo desenvolvimento e aplicação da pesquisa de mercado junto aos pontos varejistas, dentre os quais supermercados, empórios, bares, restaurantes e fast foods.
Já a empresa Wealth Systems, da área de Tecnologia da Informação (TI), fará o levantamento de dados junto a produtores rurais e o desenvolvimento do banco de dados para armazenamento e gestão de todas as informações levantadas pelo programa.
De acordo com Carlos Schmidt, gerente executivo da Aphortesp – Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifruti do Estado de São Paulo, uma das principais beneficiadas, os próximos passos deverão ser preparar os questionários para entender as demandas e tendências do varejo em relação às cadeias que o programa engloba – hortaliças, caqui, nêsperas e cogumelos – e treinar agrônomos e agentes técnicos que farão o diagnóstico junto a 200 produtores das mesmas cadeias, na região do Alto Tietê e Região Metropolitana.