Cuide de sua saúde:
Cerca de um milhão de brasileiros têm problemas renais e 70% deles não sabem disso. O alerta é dado pela APARTESP – Associação de Apoio aos Pacientes de Anomalia Renal e Transplantados do Estado de São Paulo.
Os rins são órgãos muito importantes para o corpo. Entre outras funções, eles regulam a pressão arterial, filtram o sangue, eliminam as toxinas, controlam a quantidade de sal, produzem hormônios importantes que evitam a anemia e as doenças ósseas, eliminam excessos de medicamentos e outras substâncias ingeridas.
Quando os rins já não funcionam corretamente, há a necessidade de se fazer diálise. Na maioria das vezes, o tratamento deve ser feito para o resto da vida, se não houver possibilidade de ser submetido a um transplante renal.
Hoje, 60 mil brasileiros fazem diálise no País e, segundo estimativas, pelo menos 150 mil deveriam ser submetidos ao tratamento. Raros são aqueles que conseguem ter pelo menos uma parte do funcionamento dos rins recuperada, o bastante para deixarem de necessitar de diálise e poucos têm a sorte de receber um transplante renal.
Infelizmente, as doenças renais matam pelo menos 15 mil pessoas por ano no Brasil, e os gastos com esses doentes somam R$ 1,4 bilhão ao ano – 10% de toda a verba destinada aos hospitais, clínicas, médicos e medicamentos.
Sinais de doença nos rins e vias urinárias:
• Pressão alta;
• Diabetes;
• Dificuldade e dor ao urinar;
• Inchaço ao redor dos olhos e nas pernas;
• Dor lombar;
• Histórico de pedras nos rins.
Fonte: Sociedade Brasileira de Nefrologia