Os supermercados associados à APAS que compõem a Regional do Vale do Paraíba, liderados pela Diretora Regional Livia Azevedo, se mobilizaram para engajar colabores e consumidores em uma campanha Super Essencial em que os supermercados da região se tornaram pontos de arrecadação de itens de primeira necessidade. A logística de entrega está sendo realizada pelos associados Rede Máximo e Shibata, que estão endereçando as arrecadações aos fundos sociais dos municípios afetados. Em uma semana de doações, mais de 5 mantimentos foram enviados aos Fundos Sociais dos municípios afetados pelas chuvas.
Desde o primeiro dia após a tragédia, a Associação Paulista de Supermercados tem dado suporte aos associados com loja(s) na região afetada pelas fortes chuvas que ocorreram no litoral norte do Estado de São Paulo na madrugada do domingo de carnaval (19/02). Além da preocupação sobre eventuais supermercadistas e colaboradores entre as vítimas, a APAS manteve contato com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP) a fim de monitorar as condições logísticas do fornecimento de perecíveis e outros gêneros de primeira necessidade para que o essencial serviço prestado pelo setor não fosse prejudicado na região.
Em contato com o gabinete do Governador Tarcísio de Freitas, a entidade colocou o setor à disposição para apoiar o Estado de forma estruturada, sobretudo porque este é um trabalho de longo prazo em que é preciso olhar para o futuro das famílias atingidas e a capacidade de recuperação de estradas e rodovias.
Além de desmentir junto a imprensa as fakenews de preços abusivos sendo praticados em supermercados da região, a entidade orientou comercialmente seus associados em relação ao cenário de calamidade pública, para que não aumentassem margens de produtos e tivessem atenção às alterações de preços oriundas de retorno de itens promocionais, bem como novas tabelas com aumentos de preços, pois isto poderia ser mal interpretado. Também foi verificado, através das lideranças supermercadistas regionais, os impactos nas operações de suas lojas, para que eventuais ausências de colaboradores não comprometessem o funcionamento das lojas em um momento tão delicado.
A Associação Paulista de Supermercados (APAS) segue vigilante aos novos fatos e proativa no cumprimento de seus deveres e obrigações no âmbito do Estado de São Paulo, importante braço do setor supermercadista, Estado que setorialmente a APAS conduz e se orgulha disso.