As vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar totalizaram em agosto R$ 1,7 bilhão e as vendas líquidas, R$ 1,5 bilhão. As taxas de crescimento atingiram 25,4% e 29,1%, respectivamente, em relação ao ano anterior. No conceito ‘mesmas lojas´ – abertas há pelo menos um ano – o incremento das vendas brutas foi de 13,8%, enquanto as vendas líquidas cresceram 17,1%.
De acordo com a empresa, os principais fatores que contribuíram para o melhor desempenho das vendas foram a campanha de aniversário dos 60 anos do grupo, iniciada no dia 28 de agosto; o efeito calendário – com um sábado e domingo a mais em relação ao ano anterior – e os aumentos verificados no tráfego de clientes e no valor do ticket médio das compras.
Os produtos alimentícios apresentaram aumento de 12,5% e as vendas de não-alimentos, de 17,9% no período. Em alimentos, o destaque ficou para as categorias de mercearia e perecíveis, e em não-alimentos, bazar, eletrônicos e têxtil.
Semana do Peixe
As redes do Pão de Açúcar comemoram o incremento de 60% das vendas de pescados durante a 5ª Semana Nacional do Peixe, promovida pelo Governo Federal entre os dias 25 de agosto e 7 de setembro. Durante a campanha, 540 lojas estiveram envolvidas na ação, sinalizadas com cartazes indicativos sobre as promoções.
Foram vendidos mais de 1,5 mil quilos de peixes no período, com destaque para o camarão cinza de cultivo e o bacalhau – produtos até então considerados elitizados e que hoje estão com os preços até 25% menores. No acumulado do ano, a categoria cresce 16,5% se comparado ao mesmo período de 2007, obtendo em todo o setor de alimentos a marca mais alta do grupo. No último trimestre, a categoria alavancou 30%.