Em 2007, as redes e associações de negócios apresentaram crescimento nominal de 11,02% sobre 2006, com faturamento bruto de R$ 17,65 bilhões. O faturamento real, já deflacionado pelo IPCA do IBGE, aumentou 7,12%. Os dados são da 8ª Pesquisa sobre Redes e Associações de Negócios Abras, realizada pela Abras – Associação Brasileira de Supermercados, em parceria com a LatinPanel.
O levantamento revela que o setor de redes de negócios está aquecido e disposto a investir nos próximos dois anos, seja por meio da aquisição de novas lojas, reformas, ampliações, novos equipamentos ou terrenos. A pesquisa também registrou crescimento de 6,09% no número de lojas das redes, passando de 3.214 estabelecimentos, em 2006, para 3.410, em 2007. “Esses resultados mostram que a associação em redes de negócios ganha importância no Brasil porque proporciona crescimento e evolução às empresas de pequeno porte”, afirma o presidente da Abras, Sussumu Honda.
As três primeiras colocadas no ranking de redes formadas por supermercados são a Central de Compras, do Espírito Santo (faturamento de R$ 736,9 milhões); a Super Rede, do Ceará (R$ 580 milhões) e a Unisuper, do Rio Grande do Sul (R$ 538,6 milhões).