As questões ambientais influenciam diretamente a decisão de compra de 52% dos brasileiros e 83% estariam dispostos a pagar mais por produtos e serviços ecologicamente corretos. Os dados são do estudo global “Our Green World” (Nosso Mundo Verde), do grupo TNS, realizado em junho deste ano pela Internet junto a 13.128 pessoas de 17 países, inclusive o Brasil, onde 400 pessoas foram entrevistadas.
Segundo o levantamento, a maioria dos latino-americanos acredita no comprometimento das empresas com o meio ambiente. Na Argentina, 52% dos entrevistados demonstraram essa convicção, contra 42% no México. No Brasil, o índice é de 56%, porém, existe uma percepção de que as empresas adotam a prática por questões exclusivamente mercadológicas, isto é, com o objetivo de aumentar as vendas.
Para o diretor de Negócios da TNS Brasil, Lucas Pestalozzi, ações de sustentabilidade não podem ser vistas como meros instrumentos de imagem e de marketing, mas sim como ferramentas de gestão que agregam valor aos consumidores. Entre as práticas sustentáveis citadas pelos entrevistados que deveriam ser implementadas pelas empresas, estão a adoção de programas de uso racional de água e de energia; coleta seletiva de lixo e exigência do cumprimento da legislação ambiental pelos fornecedores.