Os empresários do varejo de todo o País estão otimistas para o Dia das Crianças em relação ao faturamento e às vendas físicas, apesar da crise financeira mundial. É o que revela a Pesquisa de Perspectiva Empresarial da Serasa, realizada com 1.012 empresas do comércio entre os dias 10 e 18 de setembro, cujo percentual de empresários otimistas foi de 52%, contra 49% em 2007, e 40% em 2006.
De acordo com o levantamento, as empresas mais otimistas são as de grande porte, e os produtos que irão liderar as vendas no período são os brinquedos tradicionais (61%), seguidos pelos jogos eletrônicos (18%) e celulares (10%).
Do total de entrevistados, 52% esperam vender a prazo, e 48% à vista. Para a Serasa, mesmo com o crédito mais seletivo e com prazos mais curtos devido aos acontecimentos globais, os consumidores não pretendem restringir suas compras na data. O setor deve incrementar as promoções, inclusive postergando os pagamentos para a 1ª parcela do 13º salário, de forma a flexibilizar o orçamento familiar.