O INC – Índice Nacional de Confiança, calculado pela ACSP – Associação Comercial de São Paulo e pelo Ipsos, ficou em 140 pontos no mês de setembro. O resultado mostra estabilidade desde maio e, de acordo com o estudo, a confiança é mantida principalmente pela segurança no emprego, citada por 40% dos consumidores entrevistados. Em setembro de 2007, o indicador registrava 126 pontos.
No mês passado, a pesquisa revelou que apenas 4% dos entrevistados colocaram a crise financeira entre as notícias que mais chamaram atenção, contra 39% que citaram notícias relacionadas à violência. Para o presidente da associação, Alencar Burti, o indicador representa um retrato do otimismo do consumidor, quando a crise internacional ainda era pouco percebida pelo público brasileiro.
O INC resulta de mil entrevistas realizadas em 70 cidades, incluindo nove regiões metropolitanas brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza. O indicador varia de 0 a 200 pontos, indicando otimismo acima dos 100 e pessimismo abaixo desse nível.