A Associação Paulista de Supermercados (APAS) orienta seus associados a retirar de seus pontos de venda pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos, seguindo a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proibiu a comercialização e o uso destes produtos em todo o território nacional. A medida da Anvisa foi publicada na Resolução-RE Nº 475, de 9 De fevereiro de 2023, e é uma medida cautelar, preventiva e temporária, que vale para todos os produtos, independentemente de sua origem. Ou seja, tanto os produtos fabricados no Brasil quanto os importados estão proibidos.
Segundo a Anvisa, a decisão foi adotada devido ao aumento de casos de emergência com graves irritações nos olhos, associados ao uso desse tipo de produto. No momento, são realizados testes, provas e análises para apurar o caso. Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote pode ser comercializado e não deve ser usado por consumidores e profissionais de beleza.
A APAS emitiu um comunicado jurídico, enviado aos seus associados, orientando que os produtos fossem retirados dos pontos de venda, afim de evitar autuações e problemas com a saúde dos consumidores. Eventuais dúvidas podem ser direcionadas para a Consultoria Jurídica da APAS através do apoio das nossas regionais e distritais.
Clique aqui e confira o comunicado jurídico.