Hoje pela manhã (21 de outubro) teve início, no Espaço APAS Centro de Convenções, em São Paulo, a FCN 2008 – 4ª Rodada de Negociação e Fórum Centrais de Negócios (CN), cuja programação envolverá, até quinta-feira (23), palestras com especialistas do setor e rodadas de negócios entre as centrais e fornecedores de supermercados. Este ano, estarão presentes 20 centrais apoiadoras do Comitê APAS – que representam 414 lojas do Estado de São Paulo – e 49 empresas fornecedoras.
Além de promover reuniões de negociação, o encontro visa gerar relacionamento entre os associados e empresários da indústria, assim como aprimorar conhecimentos por meio do fórum de palestras. A abertura foi realizada às 9 horas pelo vice-presidente de centrais da APAS, Edivaldo Bronzeri, seguido pela palestra do coordenador do GVcev – Centro de Excelência em Varejo, Juracy Parente.
Na ocasião, Edivaldo apresentou o IV Censo das CNs, destacando o crescimento de 50% do número de centrais no interior paulista em 2008, em relação ao ano passado. Segundo ele, a maior competitividade, a união entre os empresários, a facilidade logística e a melhoria dos serviços oferecidos aos clientes são as principais causas desse aumento. “O comprometimento com a gestão, a negociação mais profissionalizada e a consolidação da marca própria Previllege, de ovos de Páscoa e panetones, são apontados como fatores de sucesso das centrais”, completa. Neste mês, foi lançada mais uma marca – Miss Clear – na categoria de limpeza, que traz amaciantes de roupa, desinfetantes e água sanitária.
Já o professor Juracy Parente ministrou a palestra “Tendências de Mercado – Desafios para o sucesso do supermercado”. Entre outros assuntos, Parente abordou os ingredientes de sucesso no setor, como a estratégia diferenciada; eficiência na execução; foco do consumidor e capacidade de desenvolver alianças. Ele também falou sobre as oportunidades atuais do supermercadista em explorar o mercado varejista, em virtude do crescimento da população idosa e das classes C, D e E. Entre elas, estão o visual merchandising (estratégia para ambientar a loja, oferecendo uma experiência de compra agradável) e o foco na preocupação com a alimentação saudável.
Clique aqui para acessar o IV Censo das Centrais de Negócios 2008.