Com a atenção voltada às vendas no período das festas natalinas, grandes redes supermercadistas já deram início à comercialização de itens de decoração, como arranjos de mesa, enfeites de porta, guirlandas, árvores, presépios, velas e bonecos musicais.
O grupo Pão de Açúcar, por exemplo, disponibilizou para as lojas das bandeiras Extra e Pão de Açúcar mais de 200 opções de enfeites, em um total de 1,4 milhão de peças. Os preços variam de R$ 0,99 (pingentes para árvore de Natal) a R$ 99,90 (árvore de Natal de 2,10 metros e 648 galhos). Segundo a empresa, a expectativa de vendas para este ano é 47% superior ao faturamento de 2007.
O clima natalino também está presente nas 32 unidades Hiper Bompreço, na Região Nordeste. São mais de 500 opções de itens, nacionais e importados a preços diferenciados. De acordo com o diretor comercial da empresa, Alain Benvenuti, a expectativa é de que as vendas cresçam 15% em comparação com o mesmo período do ano passado. O executivo garante que esses produtos não sofrerão com a alta do dólar, uma vez que foram negociados há seis meses e estão estocados nas centrais de distribuição da rede.
Panetones
Na área de alimentação, os panetones e as cestas natalinas também já podem ser encontrados nas gôndolas dos supermercados. A iniciativa das redes visa estimular os consumidores a anteciparem suas compras, ampliando o faturamento dos estabelecimentos. No Bompreço, a expectativa é de que a venda desses itens cresça até 20% em comparação com o ano passado.