O Índice Nacional de Vendas, divulgado hoje pela Abras – Associação Brasileira de Supermercados, apontou em setembro um crescimento de 5,53% nas vendas reais dos supermercados brasileiros, em comparação com o mesmo mês de 2007. Entretanto, em relação a agosto, houve uma queda real de -5,63%. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o resultado real alcançou 8,93%, tendo a Região Nordeste obtido o maior crescimento.
Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 12,13%, em relação ao mesmo mês do ano anterior, e queda de -5,39%, se comparado a agosto de 2008. O acumulado nominal durante os nove primeiros meses de 2008 alcançou 14,92%. O resultado mostra que o crescimento do setor se mantém estável, o que indica que a crise financeira global ainda não afetou o mercado de auto-serviço no País.
Cesta básica
O AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, apresentou alta nominal de 15,16% na comparação com setembro de 2007, passando de R$ 218,81 para R$ 251,99. Em valores reais, o aumento foi de 8,39% no mesmo período. Já em relação a agosto, houve uma queda de -0,99% em setembro. Em valor real, deflacionado pelo IPCA do IBGE, o índice apresentou queda de -1,25%, também em comparação a agosto de 2008.
Os produtos com as maiores altas foram o sabonete (4,37%); a margarina (4,28%); e o tomate (3,37%). Já os produtos com as maiores quedas foram a cebola (-26,62%); a batata (-17,93%); e o óleo de soja (-5,02%).