O Wal-Mart Brasil lançou ontem (28 de outubro), em Salvador (BA), o Centro Comunitário Todo Dia – modelo de supermercado de bairro que alia a venda de produtos à oferta de serviços a preços populares, como emissão de documentos, serviços bancários, cursos profissionalizantes e consultas médicas.
Aberta no bairro Pernambués, região popular da capital soteropolitana, a unidade foi batizada de “Loja da Comunidade” e está instalada ao lado do Todo Dia – bandeira de formato popular do Wal-Mart. O ponto-de-venda conta com uma agência do Banco Popular do Brasil, o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e o SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão do governo estadual. Entre os serviços oferecidos, estão o uso da Internet ao custo de R$ 1 por hora e consulta médica a R$ 20,00.
O Todo Dia Pernambués ocupa quatro mil metros quadrados de área construída e 900 metros quadrados de área de vendas. No local, atuam 70 funcionários, e a expectativa é de que cerca de 26 mil pessoas sejam atendidas por mês. O mix oferecido aos clientes é de cerca de 4.500 produtos.
Segundo o presidente da rede no Brasil, Héctor Núñez, o novo modelo de negócios ajudará a companhia a criar laços mais fortes com o consumidor. Estão previstos mais quatro centros – três na Bahia e um em Recife (PE) – até o final deste ano, com aporte de R$ 30 milhões. Ele afirmou ainda que o formato será expandido em 2009 para as Regiões Sul e Sudeste do País.
Para Marcos Ambrosano, vice-presidente do Wal-Mart para a Divisão Nordeste, a estratégia de agregar a oferta de diversos serviços a uma loja tradicional elevará o potencial de faturamento, aumentando o fluxo de clientes em 50%.