Hoje (30 de outubro), o Governo do Estado de São Paulo promove o “Mutirão do Lixo Eletrônico”, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A iniciativa conta com o apoio da APAS – Associação Paulista de Supermercados.
Centenas de supermercadistas associados da entidade – tanto da capital quanto do interior paulista – aderiram à campanha, que visa estimular os consumidores a depositarem, em postos de coleta instalados nas lojas varejistas, materiais usados como celulares, pilhas e baterias recarregáveis – os chamados “e-lixo”. Os materiais arrecadados serão encaminhados às empresas recicladoras de metais. Entre os pontos-de-venda participantes da ação, estão o Carrefour, Tok Leve, Nosso Empório, G. Novellini, Recanto da Economia, Serrano, Kawakami, Serve Todos, Varandas, Passarelli e Galassi.
A iniciativa visa informar a população sobre a importância de dar um destino correto a esses resíduos, uma vez que, descartados simplesmente em lixos comuns, podem causar a contaminação do solo e de rios e reservatórios. Além disso, também podem trazer danos à saúde humana por conter substâncias tóxicas como chumbo, cádmio, arsênio e mercúrio.