O Grupo Pão de Açúcar obteve lucro líquido de R$ 82,5 milhões no terceiro trimestre deste ano. O resultado, divulgado ontem pela empresa, representa um salto de 137,8% sobre o ganho de R$ 34,7 milhões apurado no mesmo período de 2007. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o lucro líquido somou R$ 179 milhões – um crescimento de 82,3%.
Segundo o grupo, os principais motivos para o bom desempenho foram o incremento verificado tanto no tráfego de clientes como no ticket médio; a campanha de aniversário de 60 anos, iniciada no final de agosto em todas as bandeiras; e a continuidade do controle de despesas. As vendas líquidas somaram R$ 4,407 bilhões no período – alta de 26% sobre igual intervalo do ano passado – e as vendas brutas cresceram 22,4%, a R$ 5,055 bilhões.
Nos primeiros nove meses do ano, as vendas brutas totalizaram R$ 14.934 bilhões e as vendas líquidas atingiram R$ 12.890 bilhões, com crescimentos de 19,4% e 21,9%, respectivamente.
No conceito ´mesmas lojas´ (abertas há pelo menos um ano), o crescimento das vendas brutas foi de 10,3%. As vendas líquidas, por sua vez, registraram aumento de 13,6%. No acumulado do ano, esse desempenho representa um crescimento de 2,1% acima da inflação. As vendas de produtos não-alimentícios cresceram 16,1% no trimestre. Já os produtos alimentícios cresceram 8,5% no mesmo período.
Investimentos
Dentre os formatos, os destaques do período, com crescimentos superiores à média da companhia, foram o Extra e o Extra-Eletro, impactados positivamente pelo desempenho da categoria de não-alimentos; e o CompreBem, que reflete o posicionamento mais agressivo da bandeira em relação à competitividade de preços.
No 3º trimestre deste ano, os investimentos alcançaram R$ 107 milhões. Nos nove meses acumulados do ano, os investimentos totalizaram R$ 330,8 milhões, em comparação aos R$ 648,3 milhões do mesmo período de 2007. No trimestre, foram inauguradas sete novas unidades: três lojas de conveniência (Extra Fácil), duas lojas Extra e duas lojas Assai.