Os brasileiros estão satisfeitos com o seu modo de vida. De acordo com um estudo do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, que mede a satisfação com a vida entre os moradores de 23 países da América Latina e Caribe, o Brasil ficou em 7º lugar no ranking, com pontuação de 6,2 (em uma escala de 1 a 10). Colômbia e Jamaica dividem a mesma posição.
A pesquisa, intitulada “Além dos fatos: compreendendo a qualidade de vida”, revela ainda que o país com o maior nível de satisfação com a vida na região foi a Costa Rica, com 7,4, e o último do ranking foi o Haiti, com 3,8. De acordo com os dados globais do BID, a América do Norte é a região com maior satisfação, com 7,5. A África Subsaariana tem o pior nível de satisfação, de 4,2.
Os entrevistados para o levantamento responderam a perguntas sobre a avaliação de aspectos como qualidade da educação, atendimento de saúde, moradia e emprego. Quando analisado o nível de satisfação em relação ao emprego, por exemplo, o Brasil ocupa a 4ª posição, com percentual de 89,2% de pessoas satisfeitas, atrás apenas de Guatemala (93,6%), Costa Rica (92,9%) e Venezuela (90,6%).