Para as festas de final de ano, 71% dos supermercados aumentaram os pedidos de compras junto à indústria; 25% mantiveram as encomendas no mesmo patamar e apenas 4% reduziram as compras. De acordo com pesquisa da Abras – Associação Brasileira de Supermercados, em 2007, no mesmo período, esse índice foi menor: 65% das empresas entrevistadas afirmaram ter comprado mais produtos da indústria.
Em relação ao desempenho das vendas no período, as expectativas são otimistas: 75% das empresas apostam que, neste ano, o faturamento será 10% maior ao alcançado em 2007; 20% esperam vendas no mesmo patamar do ano passado; e 5% prevêem vendas cerca de 4% inferiores ao mesmo período de 2007.
Para o presidente da entidade, Sussumu Honda, a crise financeira internacional não deve chegar à ceia dos brasileiros. “Como os consumidores se tornaram mais conservadores, principalmente para a compra a crédito de bens de consumo duráveis, existe a tendência de organizar festas de final de ano mais fartas. As expectativas do setor são otimistas”, completa.
A “Pesquisa Natal” da Abras, realizada entre os dias 17 de outubro e 14 de novembro com os 500 maiores supermercadistas do País, tem o objetivo de aferir o comportamento e as expectativas dos empresários do setor em relação às festas de fim de ano.
Temporários
Em relação à contratação de mão-de-obra temporária, a pesquisa de Natal da Abras aponta que 57% pretendem admitir funcionários temporários. A estimativa é que as festas de final de ano gerem 11 mil vagas adicionais nos supermercados de todo o país, sendo que, em média, 10% deverão ser efetivados.
Dos empresários que responderam ao levantamento, 74% afirmaram ter aumentado em 10% as encomendas de panetone, e 64% compraram mais bebidas natalinas nacionais, como cerveja e refrigerante.